quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mataderos The Place To be



























Ao longo de um mês e meio aqui nao tive ainda muito contato com a cena artística da cidade. A minha faculdade fica em outra cidade e só se fala em clássico e em dança bolera (española Clássica), os professores um pouco menos,mais a maioria dos alunos é bitolado nessa linha de estudo e preconceituosos com outros. E eu cabeça dura que sou,ainda nao consegui manter uma frequencia nas aulas de ballet, porque todos os professores foram ex bailarinos do ballet de cuba, e sao super ultra mega rigorosos, me senti voltando ao passado tomando beliscao de professora clássica em plena universidade! Entre minhas andanças pela cidade e pelas minhas conversas, Madrid é fraca para dança e teatro, mas nao para performance! Bom ainda nao posso afirmar nada, porque afinal nao pude ver ainda muita coisa.Os espetáculos aqui sao super caros! 20 a 30 € e eu reclamando do Brasil. A cidade é bem movimentanda artisticamente no sentindo de cinema e artes visuais, e está crescendo na performance.Eles dizem que nao,pois se comparam com Berlin, Reino Unido e Bélgica, mas ainda pelo que vi em termos de dança/performance o Brasil está anos luz a frente deles.
Descobri aqui pertinho de casa Mataderos, tenho uma conhecida Mariana que é produtora e estava montando um evento lá. Mataderos é um já mais ainda futuro super centro cultural, era uma antigo matadero de vacas,bezerros e chegavam a matar 1.000 animais por dia, a prefeitura de Madrid resolveu assumir o espaço e recuperar as instalaçoes onde futuramente estarao grupos de teatro,dança,artes visuais,moda,performance e tal.
É um espaço enorme e que já acontecem muitas coisas, dentre elas fui em um lançamento de um livro,uma visita guiada e no festival de Performance Sismo, onde pude ver alguns trabalhos interessantes e perceber como anda a cena por aqui.
Coloco acima as fotos de Mataderos e uma filha única do Cine Dore, que nao é em mataderos,mas faz parte dos meus programas culturais sempre, ele fica na Filmoteca de Madrid em La Latina ,sempre com filmes de arte em cartaz, discussoes,apresentaçoes durantes as peliculas e lançamentos.














Um comentário:

  1. espetáculos caríssimos!!
    transformar esse lugar num espaço de cultura vai dar um bom novo "carma" a ele, hein?
    é sempre muito bom "vir" aqui e acompanhar seus passos!
    fica com Deus!
    beijos mil

    ResponderExcluir