sábado, 11 de dezembro de 2010

É só o começo/ Sólo és el principio or It´s only the beggining

Economia, Arte e Política em pauta
Jogo dos Sete Erros por Joao Meirelles

Jogo dos Sete Erros por Joao Meirelles
                                           
Jogo dos Sete Erros por Aldren Lincon
Saiu na semana passada no site do Idança um texto sobre o Festival Panorama http://panoramafestival.com/ , que aconteceu no Rio de Janeiro de 12 a 17 de novembro. Nosso querido Jorge Alencar foi convidado para falar no Seminário Cruzamentos Contemporâneos entre Arte e Política, dando um panorama do que vem sendo produzido em dança e performance dentro do movimento queer. Nessa lista, ele destacou nomes como o de Simone Gonçalves, Carolina Falcão e Fernando Passos, entre outros.  Acima algumas fotos da performance Jogo dos Sete Erros realizada em 2009 dentro do festival do DIMENTI- Interaçao e Conectividade- Dança, Humor e Política- Ano III. Acessem a promo do festival nesse link : http://www.youtube.com/watch?v=2jL96gx78Ww

Confiram também a matéria no idança! http://idanca.net/lang/pt-br/2010/11/25/economia-arte-e-politica-em-pauta/16499

Breve release da obra: A Performance Jogo dos Sete Erros discute a influência midiática de padrão estético, corpo-modelo, corpo-mercadoria no qual sofremos na contemporaneidade, principalmente quando a beleza torna-se para a mulher um imperativo absoluto e religioso. Através da comparação com um cartaz e de elementos que possam transformar a performer em Gisele Bündchen (creme anticelulite, tintura loura para cabelos, remédio para emagrecer, etc) o público interage diretamente reconfigurando a performance a cada nova apresentação. A música Vitrines de Gilberto Gil: “As vitrines são vitrines somos guardados perdidos em claros cofres de vidro...” em loop repetitivo reforça e contextualiza as idéias abordadas no trabalho.


Jogo dos Sete Erros subverte e questiona essa via midiática que fixa e rotula idéias, pensamentos e produções colocando o público ativamente nesse processo de questionamento. A performer experimentar no corpo os modos capazes de fazerem o seu próprio corpo apresentar as questões que deram nascimento ao trabalho. Cada vez apresentado novas questões surgem novas formas de intervenção, ele é refeito a cada nova apresentação.

A performance foi realizada em dois dias do X Painel Performático da Escola de Dança da UFBA no segundo semestre de 2007; Bienal de Arte e Cultura da UFBA – Santo de Casa Faz Milagre no primeiro semestre de 2008; Dimenti Interação e Conectividade ano III, Dança, Humor e Política,  2009 e na MOSTRA OSSO de performances urbanas 2010.Salvador, Bahia, Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário